PALESTRAS SOBRE O MERCADO DE
EFEITOS VISUAIS PARA FILMES E SÉRIES
com ANTONIO RIBEIRO
O artista digital Antonio Ribeiro no estúdio onde participou da seleta equipe de efeitos visuais do filme Logan. Ao fundo cartazes de outros filmes nos quais o estúdio também atuou.
BREVE HISTÓRICO
Com mais de 25 anos de experiência em mídias digitais, o artista digital Antonio Ribeiro tem larga experiência com informática, trabalhando como professor, monitor, designer gráfico, gerente de marketing, editor de arte e, agora no exterior, compositor digital para filmes e séries lançadas no mundo todo.
Foi o criador e produtor do evento AnimaSerra, realizado entre os anos de 2006 e 2013, no qual pôde levar ao Brasil inúmeros nomes importantes da indústria da animação, efeitos visuais e games. O evento, completamente gratuito, oferecia palestras, workshops e a oportunidade de brasileiros de todo o país terem contato com uma indústria milionária como a de efeitos visuais, games e animação. Para muitos, o AnimaSerra foi a primeira oportunidade de vislumbrar uma carreira e são conhecidos vários casos em que pessoas começaram a estudar 3D e animação após as palestras que viram durante o evento.
Além de apoio oficial da Marvel e DC Comics, o AnimaSerra contava ainda com apoio oficial do Consulado do Canadá no Brasil, além de Autodesk, Wacom e inúmeras outras empresas importantes do setor de mídia para entretenimento.
CANADÁ - A MECA DOS EFEITOS VISUAIS
Para ingressar na carreira de efeitos visuais, Antonio mudou-se para o Canadá e ali começou a procurar seu caminho em direção ao seu sonho. Teve logo a oportunidade de trabalhar em filmes importantes como “Alice – Através do Espelho” (2016), Deuses do Egito (2016), “Ben-Hur” (2016), “Invocação do Mal 2” (2016) e na série da Netflix “The Get Down” (2016). O estúdio no qual trabalhou durante o último filme do Wolverine também foi responsável pelos efeitos de filmes como “Vingadores – A Era de Ultron”, “Robocop”, “Quarteto Fantástico”, “O Incrível Homem-Aranha 2”, “X-Men”, “X-Men 2”, “X-Men Origens: Wolverine”, “Pompéia” entre muitos outros.
Mais informações sobre a carreira, estão na seção CARREIRA.
O nome do arista nos créditos finais do filme Johw Wick 4: Baba Yaga (2023) - Lionsgate
Depois de ter trabalhado em alguns outros filmes, Antonio foi integrar a equipe de efeitos visuais do filme “Inovacação do Mal 2”. Uma grande produção do director James Wan, também responsável por Annabelle e outros clássicos do suspense atual.
Com o término do projeto do filme de suspense, começaram os trabalhos no filme Logan.
PROJETOS
Alguns projetos de destaque em que trabalhou foram John Wick 4: Baba Yaga, HALO, The Sandman, Alice Através do Espelho, Deuses do Egito, Invocação do Mal 2, Logan, A Maldição da Residência Hill, The Umbrella Academy (temporadas 1 e 2), Fear the Walking Dead, Star Trek Discovery, Stranger Things (3ª temporada), Missa da Meia-Noite entre inúmeros outros.
Está trabalhando no momento em um projeto para a Netflix que, por enquanto, ainda deve ser mantido em sigilo.
O artista no estúdio que trabalhou em produções como "A Maldição da Residência Hill", "Star Trek Discovery", "Stranger Things" e "The Umbrella Academy"
Foto do digital compositor Antonio Ribeiro e seu nome na lista de artistas da Rodeo FX (Yearbook 2021/2022)
PALESTRAS RECENTES
MAIO 2023 | UCP - Universidade Católica de Petrópolis - RJ - Brasil
Clique AQUI para conhecer alguns dos projetos nos quais Antonio Ribeiro participou da equipe de efeitos visuais
MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A CARREIRA E MATÉRIAS RECENTES
Conheça um pouco mais da história de Antonio Ribeiro
Vídeos com matérias de TV sobre a carreira de Antonio Ribeiro e entrevistas
PALESTRAS
Sempre que vai ao Brasil, Antonio separa alguns dias para que possa divulgar seu trabalho no mercado internacional, mostrando curiosidades sobre o processo de criação de efeitos visuais para produções de Hollywood e séries de TV e streaming.
Estas especificações são exclusivas para palestras PRESENCIAIS.
Estas palestras têm por objetivo, além de mostrar o processo profissional por trás destas grandes produções, incentivar os jovens que gostam e se interessam por artes digitais, demonstrando que é possível ingressar nesse mercado e quais caminhos devem seguir para alcançar tal objetivo.
TIPOS DE PALESTRA
- Estudantes de Ensino Médio
Público alvo
Estudantes dos últimos anos do Ensino Médio
Escopo
• Foco em preparação profissional a médio e longo prazo (junto com orientação vocacional)
• Quais caminhos seguir para poder capacitar-se para ingressar no mercado de artes digitais (dentro e fora do Brasil)
• Como funciona o mercado de efeitos visuais no Brasil e no exterior
• Quais softwares são mais usados em cada área do processo de efeitos visuais
- Estudantes universitários ou de cursos preparatórios (sugeridos)
Estudantes de cursos como comunicação, artes, tecnologia da informação, história, mídias digitais e quaisquer outros cursos afins, em qualquer período
Escopo
• Foco em preparação profissional a curto e médio prazo
• Quais caminhos seguir para poder capacitar-se para ingressar no mercado de artes digitais (dentro e fora do Brasil)
• Como funciona o mercado de efeitos visuais no Brasil e no exterior
• Sigilo e formas de controle de vazamento de informações
• Como é a dinâmica de um estúdio de efeitos especiais para grandes produções
(pipeline, softwares, licenças, setores, hierarquia, modus operandi, relação com clientes)
• Quais softwares são mais usados em cada área do processo de efeitos visuais
Tempo da palestra
Total de 90 minutos, sendo:
- 60 minutos de exposição do assunto
- 30 minutos para bate papo e perguntas
ESTRUTURA MÍNIMA NECESSÁRIA
• Projetor com entrada HDMI ou VGA
• Cabo com ponto no palco/púlpito ou local onde o palestrante fará a apresentação que ligue
o laptop do mesmo ao projetor. Caso não seja possível, a distância entre o laptop e o palestrante não poderá exceder 5 metros (por razões de controle remoto)
• Parede branca ou tela para projeção (no mínimo 3x2m)
• Ambiente com a possibilidade de ter sua luminosidade reduzida durante a palestra
• Sistema de som que possa ser ligado a um laptop/tablet através de cabo P2
• Tomada 110v próxima ao local onde ficará o palestrante
MATERIAL EXIBIDO DURANTE A PALESTRA
O material exibido durante a palestra (apresentação digital com ou sem áudio) não será disponibilizado digital ou fisicamente após o evento em razão da observância de direitos autorais das produções citadas durante a demonstração.
INVESTIMENTO e DATAS DISPONÍVEIS
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FORMA DE PAGAMENTO E OUTRAS CONDIÇÕES
• A serem detalhadas em contrato
CONTATO
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+1 (226) 477-0228
E-Mail
antonioribeirovfx@gmail.com